QUEM FOI ANN SULLIVAN

Anne Sullivan, Annie Sullivan, ou Johanna Mansfield Sullivan Macy, nasceu em Feeding Hills, Massachusetts, no dia 14 de abril de 1866 e morreu em 20 de outubro de 1936. Ficou conhecida por ter sido a professora de Helen Keller, uma mulher surda-cega a quem ensinou por meio da Língua de sinais através do tato. Anne Sullivan também tinha uma deficiência; havia sido quase cega, mas depois de duas operações, recuperou parte da visão.



Anne Sullivan era filha de imigrantes irlandeses agricultores Thomas Sullivan e Cloesy Alice, ela tinha um irmão, Jimmie. Aos cinco anos de idade, o tracoma a atingiu, deixando-a quase cega. Dois anos depois, sua mãe morreu e seu pai abandonou as crianças num orfanato em Tewksbury, onde seu irmão morreu pouco depois.



Apesar de o orfanato, não dispor de instalações de educação formal, Anne Sullivan desejava estudar. Quando o presidente do Conselho  Estadual de caridades,  Frank  Sanborn  visitou o

orfanato Tewksbury, Anne literalmente se atirou na frente dele gritando: "Sr. Sanborn, eu quero ir para a escola."



Depois de recuperar parte da visão através de uma série de operações e graduar-se como oradora da turma, em 1886, do Instituto Perkins para Cegos, ela começou a ensinar Helen Keller.



Quando Anne Sullivan a encontrou pela primeira vez, Helen tinha sete anos e era bastante indisciplinada. Anne Sullivan teve de começar seu ensino com aulas de obediência, seguido pelos ensinamentos dos manuais e alfabetos Braille. Todos os que entravam  em  contato  com  elas  ficavam  surpreendidos  com  a  capacidade de Anne ​Sullivan para lidar com Helen Keller e capacidade demonstrada por Hellen para apreender conceitos inéditos para alunos surdos e cegos.

Anne Sullivan acompanhou Helen Keller o longo da sua educação formal e também depois. Continuou a apoiá-la acompanhando-a em suas viagens e palestras.



​Recebeu o reconhecimento da Temple University, o Instituto Educacional da Escócia, e do Roosevelt Memorial Foundation para seu ensino e incansável compromisso com Helen Keller.


_________________

BIBLIOGRAFIA:
Brady, Nella, Anne Sulivan Macy. 1933
Hickok, A. Lorena, o toque de mágica, a história do Grande Mestre Helen Keller, Macy Anne Sullivan. New York: Mead, Dodd, 1961.
Lash, Joseph P. Helen e Professor: A história de Helen Keller e Anne Sullivan Macy. 1980
Selden, Bernice. A história de Annie Sullivan, a Helen Keller professor. New York: Dell Pub., 1987..
Fundação Americana para os Cegos - Anne Sullivan Macy: Miracle Worker​​

Acessos desde 22.03.2012:

Parceiros:

loco casp png.png
ku png.png
Liliane-Fonds.png

Criado por:

art6.png

Copyright© 2020 Instituto de Capacitação e Promoção da Inclusão Ann Sullivan.