POR UM MUNDO DE DIFERENÇAS!

Pessoas, personalidades, tipos físicos, opiniões, modos de vestir, preferências, entre outras coisas, denotam o caráter de diversidade do planeta que habitamos. Conviver, respeitar, aceitar e aprender com as diferenças, esse é o desafio constante ao qual as pessoas são expostas por viverem em espaços sociais.

 

A partir desse pressuposto, não acreditamos em deficiências, mas em diferenças. As pessoas precisam aprender a lidar com os diferentes modos de funcionamento, comunicação, de estar no mundo representado por aqueles que têm autismo ou deficiência intelectual.

 

A ideia do movimento “Por um mundo de Diferenças”, que desencadeou o Projeto Diferenças traz em seu cerne a ideologia sustentada pelo ICPIAS que se baseia no pressuposto de que a diferença é algo que deve ser esperado, já que é parte da condição humana e que a sociedade precisa ser exposta a esse paradigma e educada de modo a lidar melhor com a mesma.

A marca                           tem a proposta de, através de ações concretas, disseminar essa ideia. Com a criação da Editora Diferenças que, desde a sua criação, já publicou Anais de Fóruns e Seminários de Inclusão, os livros Currículo Funcional Natural, Guia prático nas áreas de autismo e deficiência mental, Guto um menino com autismo, Como ensinar pessoas com autismo e deficiência intelectual, Inclusão Mediada, O sapo pulou no meu pé, O jardineiro, O patinho que não era feio, Uma mão, cinco dedos.

A criação do personagem Guto, que é uma criança com autismo, tem o objetivo de mostrar que uma pessoa com autismo, assim como qualquer outra, tem sentimentos e desejos, pode experimentar e aprender a partir das diferentes vivências.

 

A vocação do Guto é educar a sociedade, a começar pelas crianças, que cada um de nós tem seu jeito próprio de estar no mundo e que todos nós precisamos de amigos.

O Instituto de Capacitação e Promoção da Inclusão Ann Sullivan é uma instituição que se debruça sobre um dos aspectos mais desafiadores e pertinentes da atualidade: a inclusão de pessoas com autismo e/ou deficiência intelectual. O ICPIAS realiza um trabalho que se destaca pela inovação nos procedimentos, técnicas e abordagens que aplica.

 

O Instituto se dedica à discussão e estudo sobre a temática, através da promoção de eventos científicos e publicações. A análise sistemática dos procedimentos utilizados nos atendimentos, bem como dos resultados alcançados a nível do desenvolvimento dos atendidos serve de base para a construção de conhecimento sobre o assunto.

O ICPIAS tem sido um instrumento de propagação e multiplicação de novas técnicas procedimentos e olhares em todo o Brasil, tendo capacitado milhares de profissionais dentre as dezenas de cidades atendidas ao longo dos últimos vinte e dois anos.​

Acessos desde 22.03.2012:

Parceiros:

loco casp png.png
ku png.png
Liliane-Fonds.png

Criado por:

art6.png

Copyright© 2020 Instituto de Capacitação e Promoção da Inclusão Ann Sullivan.