QUEM SOMOS

1/3

O Instituto de Capacitação e Promoção da Inclusão Ann Sullivan teve início em 1998, quando a Dra Maryse Suplino, então recém mestre em Educação pela UERJ, decidiu colocar em prática na cidade do Rio de Janeiro as ideias que havia aplicado em sua dissertação na qual trabalhou com duas crianças que tinham autismo severo. Ideias que estavam baseadas na metodologia Currículo Funcional Natural criada pela Dra. Judith LeBlanc e desenvolvido no Centro Ann Sullivan do Peru dirigido pela Dra. Liliana Mayo.

Inicialmente chamado Centro Ann  Sullivan do Brasil - Rio de Janeiro (CASB-RJ),o Instituto tem a sede situada à Rua Bolívia, 51 - Engenho Novo, cidade do Rio de Janeiro.

A história do ICPIAS começou a partir de uma certeza:

 

A única igualdade que, incontestavelmente, os homens guardam entre si é o fato de serem diferentes todos eles. Vivemos num mundo de diferenças. Pessoas, personalidades, tipos físicos, opiniões, modos de vestir, preferências, entre outras coisas, denotam o caráter de diversidade do planeta que habitamos.

 

Conviver, respeitar, aceitar e aprender com as diferenças: esse é o desafio constante ao qual as pessoas são expostas por viverem em espaços sociais.

 

A partir desse pressuposto, não acreditamos em deficiências, mas em diferenças. As pessoas precisam aprender a lidar com os diferentes modos de funcionamento, de comunicação e de estar no mundo, representado por aqueles que têm autismo ou deficiência intelectual.

Entendemos que somente através do desenvolvimento de habilidades funcionais (para a vida) estaremos preparando as pessoas com deficiência para estar no mundo. Em contrapartida, somente em ambientes naturais, espaços sociais frequentados por todos, daremos não apenas a elas as condições para aprender como todo mundo (nos espaços onde a vida acontece), como também, por meio da convivência, educaremos a sociedade acerca do que é habitar um mundo de diferenças. Esse é o mundo no qual acreditamos. Vimos trabalhando há vinte e dois anos ajudando a construí-lo através de atendimentos e do compartilhamento de nossos ideais com outras instituições, profissionais e famílias no Brasil e no mundo.

VALORES

Missão

Auxiliar no processo de desenvolvimento das pessoas com autismo e demais desordens do desenvolvimento, buscando torná-las independentes e incluídas em seu meio social.

Metas

* Difundir a ideia da inclusão de pessoas com autismo e demais desordens do desenvolvimento em todo o Brasil.

​​

* Divulgar, Ensinar e Expandir a metodologia Currículo Funcional Natural (LeBlanc, 1990) em todo o Brasil.

Visão

A PESSOA é centro  do nosso trabalho. Entendemos o autismo e as demais deficiências como uma diferença que é parte da pessoa, um aspecto que não pode se sobrepor à sua condição de GENTE.

Acessos desde 22.03.2012:

Parceiros:

loco casp png.png
ku png.png
Liliane-Fonds.png

Criado por:

art6.png

Copyright© 2020 Instituto de Capacitação e Promoção da Inclusão Ann Sullivan.