QUEM SOMOS
O Instituto de Capacitação e Promoção da Inclusão Ann Sullivan teve início em 1998, quando a Dra Maryse Suplino, então recém mestre em Educação pela UERJ, decidiu colocar em prática na cidade do Rio de Janeiro as ideias que havia aplicado em sua dissertação na qual trabalhou com duas crianças que tinham autismo severo. Ideias que estavam baseadas na metodologia Currículo Funcional Natural criada pela Dra. Judith LeBlanc e desenvolvido no Centro Ann Sullivan do Peru dirigido pela Dra. Liliana Mayo.
Inicialmente chamado Centro Ann Sullivan do Brasil - Rio de Janeiro (CASB-RJ),o Instituto tem a sede situada à Rua Bolívia, 51 - Engenho Novo, cidade do Rio de Janeiro.
A história do ICPIAS começou a partir de uma certeza:
A única igualdade que, incontestavelmente, os homens guardam entre si é o fato de serem diferentes todos eles. Vivemos num mundo de diferenças. Pessoas, personalidades, tipos físicos, opiniões, modos de vestir, preferências, entre outras coisas, denotam o caráter de diversidade do planeta que habitamos.
Conviver, respeitar, aceitar e aprender com as diferenças: esse é o desafio constante ao qual as pessoas são expostas por viverem em espaços sociais.
A partir desse pressuposto, não acreditamos em deficiências, mas em diferenças. As pessoas precisam aprender a lidar com os diferentes modos de funcionamento, de comunicação e de estar no mundo, representado por aqueles que têm autismo ou deficiência intelectual.